Ciências 18 de junho.
Ciências
1 . Assistam os vídeos para acompanhar as aulas.
Leia o texto com muita atenção e produza o seu mapa conceitual sobre a classificação dos
animais.
Classificação dos Animais
Os animais são seres vivos, ou seja: nascem, crescem, morrem e possuem
capacidade de reprodução. Cada espécie possui suas
características próprias, como cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em
que vive, dentre outros aspectos.
Os animais também apresentam
diversas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar ou,
simplesmente, não se locomover.
O tamanho, os
animais variam muito, podendo ser considerados de
porte pequeno, como pulgas, sanguessugas e mosquitos; médio, como muitos sapos,
cachorros e tamanduás; e de grande porte, como bovinos, elefantes e baleias.
A quantidade de patas dos animais também é variável
de acordo com o grupo ao qual pertencem. Alguns deles não
possuem patas, como as esponjas e serpentes; outros possuem duas patas, como as
aves e morcegos; existindo também os que possuem quatro patas (girafa,
cachorro). Outros animais possuem seis (insetos), oito (aranha, caranguejo), ou
mesmo inúmeras patas, tal como as centopeias.
A cobertura do corpo dos animais também muda
bastante. Muitos peixes têm corpo coberto por escamas, assim como os
répteis. Já nos anfíbios, estas estruturas é lisa. As aves têm o corpo coberto
por penas, e mamíferos são cobertos por pelos.
Quanto aos invertebrados, isso varia muito,
mas vale destacar o corpo coberto por carapaça externa, típico do grupo dos
artrópodes (caranguejo, aranha, centopeia, borboleta, etc.); e a presença de
conchas, em muitos animais do grupo dos moluscos (mexilhão, ostra, caracol,
náutilo, etc.).
A
alimentação dos animais é outro aspecto variável, classificando-se como carnívoros aqueles que se alimentam de carne de
outros animais (leão, jacaré e piranha);
herbívoros,
aqueles que só comem vegetais, inteiros ou partes deles (girafa,
boi e coelho); onívoros, que comem tanto um quanto outro (porco,
galinha, macaco, cachorro, etc.);
e detritívoros, os
que se alimentam da matéria morta (urubus, abutres, etc.).
2 Agora que você leu o texto e assistiu aos vídeos Produza seu mapa conceitual em uma folha.
Você não precisa fazer seu mapa conceitual em forma de nuvem como no exemplo do link, você pode usar sua criatividade e usar a forma geométrica que você mais gosta. Lembre-se que para fazer um mapa Conceitual você deve ter lido o texto acima e assistido aos vídeos.
3.No livro de Ciências você vai ler e fazer as atividades das páginas 10,11 e 12
feito
ResponderExcluir