Língua Portuguesa

                     Atividades do Livro didático


Clique aqui para acompanhar as correções do Livro de português


Instruções como fazer o relógio do sol


       Material que você irá precisar: Um prato de papelão canetinha ou giz de cera régua, lápis, canudo e algo para prender o circulo no chão.
       Comece a preparar o prato perto das 11:30 da manhã em um dia ensolarado e sem nuvens.

       Escreva o número 12 na borda do prato com um lápis de cera ou uma canetinha. Esse número representa o meio-dia. 
       Pegue o lápis afiado e empurre-o no centro do prato de papel. Remova o lápis para ficar com um buraco no centro.
       Use uma régua para desenhar uma linha reta a partir do 12 até o buraco feito no centro do prato.
         Use uma bússola para determinar o norte. Relógios de sol avançados exigem que o canudo (que é chamado de gnômon) fique um pouco inclinado. O gnômon aponta para o polo celeste mais próximo, que é paralelo ao eixo da Terra. Esse é o Polo Norte para aqueles que vivem no Hemisfério Norte. Se você mora no Hemisfério Sul, é o Polo Sul.
        Leve o prato para fora. Pouco antes do meio-dia, leve o prato para fora de casa. Coloque-o no chão, em uma área que ficará exposta ao sol o dia todo. Enfie o canudo no buraco no centro do prato.
          Empurre o canudinho. Empurre-o um pouco para que fique inclinado para o norte ou para o sul, dependendo de onde você está. Você deve sempre empurrá-lo para o Polo mais próximo.
          Gire o pato ao meio dia. Gire-o para que a sombra fique alinhada à linha que você desenhou. Como você só está medindo as horas de luz do sol, o prato acabará parecendo um relógio, mostrando apenas 12 horas.
           Enfie algumas tachinhas no prato para prendê-lo ao chão.
      Volte ao prato uma hora depois. Às 13 h, volte ao prato e veja a posição da sombra do canudo. Escreva o número 1 na borda do prato, onde você vir a sombra caindo.
        Coloque um alarme e volte a cada hora. Continue marcando a posição da sombra na borda do prato. A sombra vai se mover no sentido horário.
          Repita esse processo até o pôr-do-sol. Continue marcando o prato a cada hora até acabar a luz do sol. Nesse ponto, o relógio de sol estará completo.
       Verifique o prato no dia seguinte. Deixe seu filho voltar ao prato no próximo dia ensolarado e falar que horas são com base na posição da sombra. Esse dispositivo simples pode ser usado para indicar as horas em qualquer dia de sol.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relógio dos Chás

História 05 de agoto