História









Leia o Texto com Atenção  
      

                                               O povo Carijó                     

Quando os primeiros exploradores europeus alcançaram  o continente americano, encontraram no litoral de Santa Catarina habitado pelos Carijós,  indígenas da nação Tupi-Guarani.
Os Carijós eram gente bonita de corpo e feição, queimados pelo sol, pois andavam todos nus, moços e anciãos, homens e mulheres. Viviam em pequenas aldeias que haviam de 300 a 2.000 indivíduos. Sua alimentação era baseada na caça, na coleta, na pesca e na agricultura de milho e mandioca, de onde produziam o biju, uma espécie de pão  assado na pedra ou em placa cerâmica sobre o fogo. Comiam uma espécie de mingau, caldo temperado com pimenta verde acompanhado de pedaços de peixes. Os Carijós também conheciam a técnica para defumar carnes e peixes.
Os Carijós também faziam seus próprio utensílios como redes, esteiras cestos, armadilhas de caça  e pesca. Seus trabalhos em pedra polida  e madeira faziam parte das várias armas para caça e pesca e um destaque especial   para a canoa escavada em troco de Garapuvu.
As águas tranquilas próprias para a navegação dos seus barcos eram chamados pelos Carijos de Ygara Mpaba( Ygara = embarcação, canoa, Mpaba= lugar, paradeiro) . Os primeiros viajantes viam neste nome o significado “ Lugar das Canoas” , mas tarde aportuguesado, da língua Tupi, para Garopaba.
O primeiro contato entre os indígenas e os brancos europeus aconteceu de maneira amistosa. Os índios eram gentis e recebiam os navegadores com alegria e comida.
Entretanto a gentileza do índio resultou na captura deles pelos portugueses que vinham em busca de trabalhadores escravos. Muitos índios foram capturados, outros conseguiram fugir, muitos não aguentavam a brutalidade e ficavam doentes e morriam.
A história dos Carijós é a história de um povo que, mesmo exterminado, permanece vivo no seu legado cultural, parte integrante da identidade catarinense.
Sua presença é marcante nas manifestações locais e representa uma parte significativa do vocabulário regional, bem como na nossa medicina popular, na culinária tradicional, técnicas de pesca artesanal, no universo místico do litoral Catarinense.

Agora vamos copiar as perguntas no caderno e responder.

1)    Você irá pesquisar no dicionário ou na internet o que significa:
a)    Europeus:
b)   Continente:
c)    Litoral:

2)   Quem os Europeus encontraram quando chegaram ao litoral  Catarinense?
3)   Qual a base da alimentação dos Carijós?
4)   O que significa Ygara Mpaba?
5)   O que os índios Carijós produziam?
6)   De que espécie de árvore eles vaziam seus barcos?
7)   Como foi o primeiro contato dos índios e do homem  branco?
8)   O que aconteceu com a amizade dos índios com os europeus?
9)   O final do texto conta que os índios deixaram muitas culturas. Vamos pesquisar algumas culturas deixadas pelos índios. Você deve escrever sua pesquisa no caderno.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relógio dos Chás

História 05 de agoto